ATRIBUIÇÕES EQUIPE PRPI – UFJ
ATRIBUIÇÕES EQUIPE PRPI – UFJ
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)
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Gestão geral das atividades desenvolvidas na PRPI;
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Planejar, coordenar, executar, controlar, supervisar e avaliar as atividades de pesquisa e inovação da UFJ;
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Coordenar os programas de fomento, intercâmbio e divulgação da pesquisa e inovação;
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Viabilizar convênios nacionais e internacionais, visando ao desenvolvimento de programas de investigação científica e tecnológica;
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Representar a UFJ frente aos órgãos de fomento à pesquisa e inovação (CNPq; FINEP; FAPEG e demais Agências nacionais e internacionais);
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Coordenar a elaboração de projetos de pesquisa e inovação institucionais e submetê-los como representante institucional;
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Presidir a Câmara Superior de Pesquisa e Pós-graduação na ausência do Pró-reitor de Pós-graduação;
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Representar e defender os interesses da pesquisa e inovação no Conselho Universitário;
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Coordenar as atividades de definição e elaboração das políticas de pesquisa e inovação da UFJ, juntamente com os coordenadores de pesquisa das unidades acadêmicas.
Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Inovação
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Substituir o Pró-Reitor em seus impedimentos legais;
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Acompanhar o desenvolvimento e a execução das rotinas administrativas da Pró-Reitoria;
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Colaborar no planejamento e na execução de ações, atividades, projetos e programas de responsabilidade da Pró-Reitoria;
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Colaborar com o Pró-Reitor nas atividades relacionadas à gestão da Pró-Reitoria; Participação como membro da Câmara Superior de Pesquisa e Inovação Tecnológica;
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Acompanhar as atividades da Pró-Reitoria, analisando-as e dando-lhes encaminhamento;
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Colaboração na organização de eventos (Palestras da IC, Dia C da Ciência, Conepe).
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Gestão dos Grupos de Pesquisa da UFJ na Plataforma Carlos Chagas;
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Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pela Pró-reitoria e/ou Reitores.
Secretaria Administrativa
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Assessorar diretamente o pró-reitor e os diretores da equipe;
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Atender o público interno e externo;
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Redigir a correspondência oficial da Pró-Reitoria;
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Fazer a gestão de informações, controlando e arquivando correspondências e documentos no SEI;
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Assessorar reuniões;
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Cadastrar e acompanhar, na plataforma do sistema de gestão administrativa da UFJ, solicitações, processos e correspondências;
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Cadastrar e assessorar a coordenação e realização de eventos;
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Assessorar a coordenação dos editais;
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Acompanhar e gerenciar informações sobre editais;
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Fazer a gestão do sistema SIGAA Pesquisa;
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Manter e atualizar a página da PRPI na internet;
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Auxiliar coordenadores de pesquisa em relação ao sistema integrado de gerenciamento para o registro dos projetos de pesquisa, planos de trabalhos de Iniciação Científica e Grupos de Pesquisa;
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Assessorar o Programa Jovem Pesquisador;
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Emissão de certificados dos eventos da PRPI;
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Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pela autoridade competente.
Diretoria de Pesquisa
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Promover e apoiar a execução e divulgação das políticas institucionais referentes às ações de pesquisa universitária;
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Coordenar a formulação e a implantação de políticas e diretrizes da pesquisa universitária e acompanhar as atividades das demais estruturas organizacionais desta Pró-Reitoria;
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Gestão do Programa de Iniciação Científica da PRPI/UFJ;
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Gestão do Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da PRPI/UFJ;
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Gestão da Plataforma Projetos de Pesquisa no Sigaa;
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Gestão do Programa Jovem Pesquisador;
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Promover a qualificação dos projetos de pesquisa e grupos de pesquisa, por meio de exposições nos cursos, reuniões, etc;
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Realizar ações de pesquisa que possibilite a integração comunidade em geral;
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Participar e/ou coordenar Grupos de trabalhos (GT) relacionados à pesquisa;
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Participar da organização do Seminário de Iniciação Científica promovido por esta Pró-reitoria;
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Apoiar e acompanhar o gerenciamento de ações de pesquisa submetidas no sistema SIGAA-Pesquisa;
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Acompanhamento das chancelas dos grupos de pesquisa na Plataforma SisGen;
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Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pela Pró-Reitoria ou autoridade competente.
Secretaria dos Comitês de Ética
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Suporte aos Comitês CEP e CEUA;
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Recebimentos e devidos encaminhamentos de projetos oriundos da UFJ e de outras instituições da região para os membros do Comitê;
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Cadastro e acompanhamento dos projetos nas suas respectivas plataformas;
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Organização e acompanhamento das reuniões e confecção de atas;
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Atendimento ao público em geral sobre os Comitês;
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Acompanhar e validar as informações dos docentes junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen.
Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
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Representar o Comitê em suas relações internas e externas;
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Instalar o Comitê e presidir as reuniões e plenárias quando estiver presente;
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Promover a convocação das reuniões;
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Indicar membros para estudo e emissão dos pareceres necessários à compreensão da finalidade do Comitê;
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Tomar parte nas discussões e votações e, quando for o caso, exercer direito do voto de desempate.
Coordenação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA);
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Representar o Comitê em suas relações internas e externas;
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Instalar o Comitê e presidir as reuniões e plenárias quando estiver presente;
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Promover a convocação das reuniões;
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Indicar membros para estudo e emissão dos pareceres necessários à compreensão da finalidade do Comitê;
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Tomar parte nas discussões e votações e, quando for o caso, exercer direito do voto de desempate.
Diretoria de Inovação Tecnológica
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Consolidar estruturas qualificadas de apoio administrativo às atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico;
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Buscar financiamentos para infraestruturas institucionais multiusuárias de apoio à pesquisa e inovação;
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Auxiliar no estímulo à criatividade científica e o empreendedorismo na Universidade;
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Estimular o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e técnico científicas interinstitucionais;
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Expandir as ações de pesquisa colaborativa, garantindo a relação da Universidade com a sociedade na solução de problemas regionais, estaduais e nacionais;
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Formular ações que visam o incentivo da pesquisa dos potenciais pesquisadores da UFJ para atuação em demandas específicas da sociedade;
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Fortalecer o compartilhamento de infraestrutura e a busca de novos desafios voltados para a inovação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia;
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Identificar oportunidades de captação de recursos e implementar ações para melhoria da capacidade dos pesquisadores na elaboração de projetos;
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Programar ações que colaborem com o desenvolvimento e a transferência de tecnologias e do conhecimento;
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Incentivar e apoiar os grupos de pesquisa, de empreendedorismo e extensão tecnológica;
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Inserir novos talentos de pesquisa em grupos já consolidados e estimular a formação de novos grupos em áreas estratégicas;
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Orientar a reestruturação de grupos de pesquisa buscando melhorar a produtividade científica e a prestação de serviços técnicos;
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Promover a integração entre os grupos de pesquisa para desenvolver pesquisas nas fronteiras do conhecimento e nas interfaces de conhecimentos das diferentes áreas na UFJ;
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Interagir com os programas de pós-graduação, visando a inovação e a articulação de competências para elaboração de projetos institucionais;
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Prestar suporte e fornecer informações e capacitação para a elaboração e gestão de projetos de pesquisa;
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Buscar recursos para a manutenção e estímulo ao uso dos laboratórios multiusuários para a pesquisa colaborativa;
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Atuar junto às unidades acadêmicas visando o alinhamento dos seus planos de pesquisa às políticas de pesquisa e inovação da UFJ;
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Promover ações institucionais que visem a qualificação de recursos humanos na capacitação em empreendedorismo, gestão de inovação, transferência de tecnologia e de propriedade intelectual.
a) Coordenação da Beetech
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Cumprir o regimento interno e normas do programa de Incubação de Empresas, de base tecnológica, da UFJ;
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Coordenar o complexo técnico, administrativo e operacional da Beetech e departamentos/laboratórios em anexos, se for o caso;
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Servir de agente articulador(a) entre empreendimentos vinculados (pré-incubados, incubados e/associados), UFJ, fundação e agências de fomento;
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Coordenar a execução das políticas e diretrizes emanadas do Conselho Deliberativo da Beetech;
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Cumprir e fazer cumprir instruções normativas e as decisões do Conselho Deliberativo;
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Elaborar lista, de especialistas (consultores ad-doc quando necessário), para análise dos projetos candidatos à vinculação à Beetech, de acordo com sua natureza;
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Buscar junto aos parceiros da Beetech apoio para a execução das propostas/projetos aprovados pelo seu Conselho Deliberativo;
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Incentivar a realização de ações de fomento ao empreendedorismo e inovação;
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Fornecer ao Conselho Deliberativo, da Beetech, informações e meios necessários ao eficiente desempenho de suas atribuições;
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Coordenar as ações de suporte aos empreendimentos vinculados à Beetech;
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Elaborar o plano estratégico e relatórios anuais de atividades da Beetech;
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Realizar gestões junto aos órgãos/instituições competentes, para obtenção de recursos necessários, para efetivação de ações estabelecidas, de acordo com seu planejamento estratégico;
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Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pela Pró-Reitoria ou autoridade competente.
Coordenação das Empresas Júniores
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Promover a articulação de projetos ligados à educação empreendedora no âmbito Universidade;
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Estimular o estabelecimento de parcerias entre discentes com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor na comunidade acadêmica;
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Fornecer o suporte, do ponto de vista da infraestrutura e serviços profissionais para as empresas juniores da Universidade e para projetos empreendedores desenvolvidos no âmbito da comunidade acadêmica;
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Apoiar o desenvolvimento da cultura empreendedora, consolidando a transferência e a difusão de ideias, experiências e informações ligadas à inovação e empreendedorismo.