PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
bolsistas - CNPq

Docentes da UFJ Bolsistas de Produtividade CNPQ

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Existem várias modalidades de bolsas de formação e fomento à pesquisa, a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior.

Dentre as diversas modalidades estão as bolsas de pesquisa. Sendo uma das modalidades destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares está a Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ.

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

A UFJ tem muito orgulho dos seus docentes que conseguiram esta distinção entre seus pares. O número de bolsistas PQ tem crescido continuamente, indicando a qualidade e a eficiência desses docentes no processo de produção do conhecimento e na formação de recursos humanos de qualidade.

A UFJ teve cinco pesquisadores contemplados com bolsas no Edital 06/2019 do CNPq, sendo eles:

Claudio Hideo Martins da Costa (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Agronomia. Área de Atuação: Sistemas de produção agrícola, manejo cultural e fertilidade do solo, atuando principalmente nas culturas da cana-de-açúcar, mamona, mandioca, trigo, aveia e amendoim.

Claudio H

Danielle Fabíola Pereira da Silva (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Curso: Agronomia. Área de Atuação: Manejo de fruteiras, tratos culturais em fruteiras, análise de crescimento e qualidade de frutos, embalagens e revestimentos comestíveis, atmosfera modificada, indução e inibição do amadurecimento de frutos.

Danielle

Fernando Henrique Cristovan (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Curso: Química. Áreas de atuação: Físico química e química orgânica. Desenvolvimento de polímeros conjugados, preparação e caracterização de blendas de polímeros condutores com polímeros biocompatíveis.

FHC

Marcos Lázaro Moreli (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Curso: Biomedicina. Área de atuação: Virologia/Microbiologia: arbovírus, viroses emergentes, desenvolvimento de trabalho sobre vacinas para Dengue e Chikungunya.

Marcos Moreli

Matheus de Souza Lima Ribeiro (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Curso: Biologia. Áreas de atuação: efeito das mudanças climáticas sobre os padrões de extinção, especiação (diversificação) e riqueza de espécies no passado geológico, integrando modelos ecológicos, dados fósseis e simulações paleoclimáticas.

Matheus Ribeiro

Hildeu Ferreira da Assunção (Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2)– Curso: Agronomia. Áreas de atuação:extensão rural com ênfase em agroecologia e agricultura familiar; agrometeorologia com ênfase em modelagem e simulação aplicada à produção vegetal e ao monitoramento ambiental. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia - CVT-CIAgro da Universidade Federal de Jataí.

hildeu

João Batista Pereira Cabral (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Geografia. Áreas de atuação: Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos.

joão batista cabral

Levi Carina Terribile (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Ciências Biológicas. Áreas de atuação: Ecologia, Macroecologia (com interesse especial em ecologia de serpentes), Modelos de Nicho e Mudanças Climáticas.

CIBIO-vice

Maurício José Alves Bolzam (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Física. Áreas de atuação: Sistemas Complexos na área de Geociências, com ênfase em Geofísica e Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Dinâmicos, Fenômenos Não-Lineares, Análise de Séries Temporais.

maurício

O resultado final pode ser conferido no link: Chamada CNPq - Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Categorias: Notícias