WhatsApp Image 2022-04-25 at 15.15.24.jpeg

Ideathon Impacto Social 2022

A Universidade Federal de Jataí, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás – FAPEG; Parque Tecnológico Jataí – JATAÍTECH; Centro de Empreendedorismo e Incubadora de Empresas – BEETECH, tornam público o regulamento sobre as diretrizes e regras aplicáveis ao Ideathon Impacto Social.

O Ideathon Impacto Social é uma competição, de caráter híbrido, respeitando as orientações de distanciamento social, em que equipes competem entre si, para a criação de soluções de problemas, que caracterizam a condição de vulnerabilidade social em território brasileiro.

Para a definição de “vulnerabilidade social”, foi adotado o Atlas da Vulnerabilidade Social, desenvolvido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O Atlas traz 16 indicadores, organizados em 3 dimensões. A dimensão infraestrutura urbana, a dimensão capital humano e dimensão renda e trabalho. A adoção do Atlas também se justifica por oferecer uma base de estudos e dados estruturados sobre o tema em território brasileiro.

Os objetivos do Ideathon Impacto Social são:

• Buscar soluções para os problemas que levam à condição de vulnerabilidade social no território brasileiro;
  • Produzir efeitos sobre as propostas e os desenhos das políticas públicas;
  • Produzir efeitos dentro do meio universitário, sensibilizando e conscientizando os discentes para os problemas específicos, que levam à condição de vulnerabilidade social;
  • Incentivar a construção de soluções dentro da Universidade, integrando diferentes áreas do conhecimento, para os problemas de vulnerabilidade social;
  • Incentivar o aprendizado de ferramentas modernas de projeto e gestão, das tecnologias e processos que estão transformando a sociedade em direção a uma cultura e uma economia predominantemente digital que já impacta no mercado de trabalho e na vida como um todo, inclusive no aumento de desigualdades;
  • Fomentar o empreendedorismo como forma de ação e construção de bens econômicos e sociais relevantes à sociedade;
  • Reconhecer o desenvolvimento de soluções inovadoras dos participantes
De 27 de abril a 7 de maio de 2022

Categories: Notícias Noticias