WhatsApp Image 2021-06-10 at 15.55.59

É a Ciência da Universidade Federal de Jataí sendo reconhecida mundialmente!

Uma discreta planta de poucos centímetros no chão da floresta e que não realiza fotossíntese em momento algum, e vive parasitando fungos arbusculares que se alojam em suas raízes. Além disso, essa planta dispersa suas sementes por respingos de gotas de chuva.... Essa inusitada história até parece um conto de livros infantis ou filme de ficção que se passa nas florestas da Indonésia, certo? Mas não, a “lanterna-de fada”, como é popularmente conhecida, foi descoberta em uma floresta urbana de Jataí, no estado de Goiás, mais especificamente no Parque Municipal da Mata do Açude. Thismia panamensis é o seu nome científico, representante da família botânica Thismiaceae. Até agora, esse foi o único registro da espécie no Brasil e, no momento da descoberta, era também o primeiro relato da família para o bioma Cerrado. Os professores Christiano Peres Coelho, Frederico Augusto Guimarães Guilherme, Diego Ismael Rocha e os discentes Gabriel Eliseu Silva, Istela Souza e Maryana Oliveira Azevedo, todos do curso de Biologia da Universidade Federal de Jataí, realizaram um trabalho descrevendo os mecanismos de dispersão das sementes da espécie, identificando o poder das gotas de chuva no espalhamento dessas sementes, processo conhecido como ombrohirocoria. As avaliações em laboratório e em campo foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Além da publicação do artigo, na renomada revista internacional Plant Biology, o estudo foi escolhido para estampar a Capa da edição com uma foto de Thismia panamensis no seu ambiente natural. O registro foi feito pelo prof. Christiano Peres Coelho, que coordenou o projeto.
É a Ciência da Universidade Federal de Jataí sendo reconhecida mundialmente! Parabéns a todos os envolvidos.

Segue anexado o artigo publicado.

Categories: NOTÍCIAS

Related files Size Archive fingerprint