bolsistas - CNPq

Docentes da UFJ Bolsistas de Produtividade CNPQ

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Existem várias modalidades de bolsas de formação e fomento à pesquisa, a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior.

Dentre as diversas modalidades estão as bolsas de pesquisa. Sendo uma das modalidades destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares está a Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ.

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

A UFJ tem muito orgulho dos seus docentes que conseguiram esta distinção entre seus pares. O número de bolsistas PQ tem crescido continuamente, indicando a qualidade e a eficiência desses docentes no processo de produção do conhecimento e na formação de recursos humanos de qualidade.

Bolsistas Produtividade da UFJ

WhatsApp Image 2022-07-07 at 15.22.41

Alécio Perini Martins (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 ) Curso: Geografia

Doutor (2015), Mestre (2009), Licenciado e Bacharel (2007) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (2020). Docente nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) no período de 2019 a 2021. É líder do grupo de pesquisa "Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento" e possui experiência na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias (com ênfase em Sensoriamento Remoto), Planejamento e Análise Ambiental, Modelagem em Geografia Física e Climatologia Geográfica.
alexandre

Alexandre Pancotti  (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Física

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Superfícies, atuando principalmente com as técnicas: XPS, XPD, LEED,XRD,XRF, XAS, ARXPS e Auger. Atualmente trabalha na determinação estrutural de nanoparticulas metálicas suportadas sobre superfícies de óxidos de cromo e na determinação estrutural de superfícies de materiais ferroelétricos.

Danielle Danielle Fabíola Pereira da Silva (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) – Curso: Agronomia. Área de Atuação: Manejo de fruteiras, tratos culturais em fruteiras, análise de crescimento e qualidade de frutos, embalagens e revestimentos comestíveis, atmosfera modificada, indução e inibição do amadurecimento de frutos.
edesio2 Edésio Fialho dos Reis (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)Curso: Ciências Biológicas.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética quantitativa, Diversidade genética, melhoramento genético do milho e pré-melhoramento de plantas nativas do Cerrado (Gabiroba e Cajuzinho do Cerrado).
Frederico Frederico Augusto Guimarães Guilherme (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) Curso: Ciências Biológicas. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras e doutor em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu estágio de pós-doutorado na área de Ecologia de Ecossistemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005. Ministra disciplinas nas áreas de Botânica e Ecologia Vegetal, e possui interesse em investigações nas áreas de Ecologia Vegetal, com ênfase em Florística e Fitossociologia, atuando principalmente nos biomas Mata Atlântica e Cerrado.
joão batista cabral João Batista Pereira Cabral (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Geografia. Áreas de atuação: Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos.
CIBIO-vice Levi Carina Terribile (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Ciências Biológicas. Áreas de atuação: Ecologia, Macroecologia (com interesse especial em ecologia de serpentes), Modelos de Nicho e Mudanças Climáticas.
Bolzan

Maurício José Alves Bolzam (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)– Curso: Física. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Física Espacial e Turbulência Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações Sol-Terra, Atmosféra, wavelet, estruturas coerentes, turbulência e meio ambiente.

Categories: Notícias