Abertura do Biotério de Experimentação Animal - BEA
O Biotério de Experimentação Animal (BEA) da Universidade Federal de Goiás – Jataí, foi criado em 2018, no entanto essa conquista provém de alguns anos de empenho para se ter um local apropriado à pesquisas e capacitação de alunos de graduação e pós-graduação no uso de animais de laboratório.
É um biotério exclusivamente de experimentação em roedores, de forma que esses animais devem ser adquiridos em outras instituições, que apresentem padrões éticos e sanitários. Ele foi devidamente incluído no Cadastro das instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA) e aprovado na Vigilância Sanitária de Jataí. Seu nível de biossegurança é NB1, ou seja, apresenta baixo risco individual e à comunidade. Embora recém-criado, dados da CEUA/Regional Jataí apontam uma demanda de condução de 4 experimentos, que utilizarão 250 animais, o que colabora para o fomento de investimentos no espaço, que visa incorporação de tecnologia. O primeiro projeto já está em execução e é de encargo da Profª. Drª. Ana Paula Perez, docente do curso de medicina, dessa instituição.
O BEA é vinculado à Coordenação de Pesquisa e Inovação, cuja Coordenadora é a Profª. Drª. Cecília Nunes Moreira e de responsabilidade da Profª. Drª. Mirian Machado Mendes, atual Coordenadora do biotério, Bióloga com expertise em experimentação em roedores. O laboratório conta ainda com a Bioterista e Responsável Técnica, Juliana Carvalho de Almeida Borges, Médica Veterinária, doutoranda em Ciência Animal.
Dessa forma, comunica-se à toda comunidade acadêmica mais essa conquista da Regional Jataí e convida-se os pesquisadores a utilizarem o espaço, com a intenção de promover um ambiente de produção científica e aprendizado nessa instituição.
Espécie: Gerbilo Diretor: Alessandro Martin; Profª. Drª. Ana Paula Perez 1º projeto
Profª. Drª. Cecília Nunes Coordenadora COPI; Juliana Carvalho Bioterista
Profª. Drª. Mirian Machado Mendes, atual Coordenadora do BEA
Categories: Notícias