
Testosterona e SARS-CoV-2: por quê os homens desenvolvem COVID-19 mais grave e mais letal que as mulheres?
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica no âmbito do Programa Jovem Pesquisador, convida a todos para à palestra Testosterona e SARS-CoV-2: por quê os homens desenvolvem COVID-19 mais grave e mais letal que as mulheres?
Moderadora: Profa. Rosângela Maria Rodrigues.
Palestrante:Profa. Cristina Ribeiro de Barros Cardoso (USP)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2006), onde desenvolveu projetos na área de modulação da resposta imune de mucosa, em especial intestinal e oral. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2006/2008) e estágio no exterior no Forsyth Institute Harvard Medical and Dental School Affiliate (Boston-EUA). Atuou como Professora Adjunta de Imunologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no período de 2008-2010. Atualmente é Professora Associada "livre docente" de Imunologia e Neuroimunoendocrinologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente e orientadora credenciada do curso de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e do curso de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), Universidade de São Paulo. Tem experiência em imunologia celular e clínica, modulação da resposta imune de mucosas, doença inflamatória intestinal, influência dos hormônios na resposta imune de doenças inflamatórias, imunoendocrinologia. Atua no estudo de doenças inflamatórias crônicas, da COVID-19 e no desenvolvimento de projetos translacionais com Doença de Crohn e recolite ulcerativa. Além das atividades de pesquisa, atua em funções administrativas e de gestão, como membro da Comissão de Pesquisa e da Comissão Coordenadora da Pós-Graduação FCFRP/USP, vice-coordenadora do Conselho Gestor do Biotério central USP-Ribeirão Preto e biotério FCFRP, além da diretoria (tesoureira) da Sociedade Brasileira de Imunologia.
Esta palestra será transmitida e os participantes serão certificados.
Data:
Sexta-feira, 10 de Junho de 2022.
Horário e Local:
Às 14h, com transmissão pelo canal da UFJ no Youtube
Inscrições:
- Gratuitas
- Via plataforma Doity.
- Inscrições liberadas até 15 minutos após o início da palestra.
- Entrega de Certificado de participação (disponíveis na plataforma Doity em até 15 dias úteis).
Só receberão certificado os participantes inscritos que assistirem a palestra inteira e assinalarem presença por meio de formulário - disponibilizado no chat do youtube ao final da palestra.