Notícia01

Professores da REJ tem seus Projetos de Pesquisa contemplados pelo Pronem

A Prof.ª Dr.ª Levi Carina Terrible e o Prof. Dr. Edésio Fialho dos Reis, ambos pertencentes à UAE de Ciências Biológicas tiveram seus Projetos de Pesquisa contemplados pelo Pronem.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta segunda-feira (5/6) os resultados preliminares das Chamadas Públicas nº 06/17 e 07/17, referentes ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e ao Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem). Os programas são executados por meio da parceria da Fapeg com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de grupos de pesquisa emergentes. Esses projetos obrigatoriamente devem ser coordenados por pesquisadores com bolsa de produtividade nível 2 (PQ2). A UFG aprovou 26 projetos (R$ 3.642.000,00), o que representa 81% do edital. A unidade com maior número de projetos aprovados foi o Instituto de Física (IF) com cinco projetos; seguido da Faculdade de Odontologia (FO), ICB e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), com três cada; Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), com dois; e Escola de Agronomia (EA), EVZ, Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Enfermagem (FEN), Faculdade de Farmácia (FF), IME e Instituto de Química (IQ), com um cada. A Regional Jataí aprovou dois projetos e a Regional Catalão aprovou um. Veja aqui a lista com os projetos aprovados e seus coordenadores.

A Coordenação de Pesquisa e Inovação da Regional Jataí parabeniza os professores pela notória conquista, que contribuirá significativamente para o crescimento da Pesquisa em nossa Regional.

Confira o Currículo dos Professores contemplados:

Levi Carina

A Professora Levi Carina Terribile possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora (nível Adjunto III) da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução e Biodiversidade Animal da UFG. É bolsista de produtividade em pesquisa nivel 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ecologia e Macroecologia, com interesse especial em ecologia de serpentes.

Edesio

O Professor Edésio Fialho dos Reis possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Genética e Melhoramento (1995) e doutorado em Genética e Melhoramento (2000) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi diretor do Campus da Universidade Federal de Goiás em Jataí de 2003 a 2007 e membro do conselho universitário da UFG no mesmo período como representante do Campus Jataí. É líder do grupo de pesquisas Caracterização morfológica, fisiológica e genética de plantas de interesse econômico no cerrado. Coordenou o programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Agronomia do Campus Jataí no biênio 2009-2011 e 2013-2015. É professor Associado IV atuando no ensino e pesquisa na área de Genética e Melhoramento Vegetal e Experimentação Agronômica na Regional Jataí/UFG. Orienta no programa de pós-graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Regional Jataí/UFG, no programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia/UFG e no programa de iniciação científica da UFG/CNPq. Coordena projetos financiados por órgãos de fomento na área de genética e melhoramento de plantas nativas do cerrado, melhoramento genético do milho e melhoramento de pimenta. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade genética, melhoramento de milho, pré-melhoramento, seleção e parâmetros genéticos.

Fonte: Ascom Fapeg/ Ascom UFG/ PRPI