Notícia01

Representante da Empresa Solis visita à UFG/Regional Jataí

A Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, recebeu na última semana o senhor James Rojas Waterhouse, representante da empresa Solis Solutions, que terá uma unidade industrial no município de Jataí. Na oportunidade, estavam presentes a direção da UFG/Regional Jataí, parte da equipe gestora e docentes representando algumas unidades acadêmicas especiais. O diretor da UFG/Regional Jataí, Prof. Dr. Alessandro Martins, iniciou o encontro, expondo aos presentes, a dimensão da Regional: número de cursos, servidores (docentes, técnicos e terceirizados), alunos. Comentou também parte da trajetória da Regional e quais as perspectivas futuras para a mesma.
Posteriormente, o Coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, UFG/Regional Jataí e Gestor da Incubadora de Empresas (Beetech), Francys Pimenta de Faria, apresentou o projeto do Parque Tecnológico de Jataí (JataíTec), qual o seu potencial, sua dimensão, áreas de atuação e perspectivas futuras. Além disso, apresentou a Beetech, sua linha de atuação, e empreendimentos incubados. Em seguida, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, prof. Dr. Cecília Nunes Moreira, expôs as principais vocações da Regional Jataí, nas áreas de Pesquisa e apresentou os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), ofertados atualmente.
Em seguida, a fala foi repassada para o senhor James R. onde apresentou de forma mais detalhada a empresa Solis Solutions, que irá atuar na produção de painéis solares e soluções técnicas para o setor de energias renováveis. Comentou também que a empresa irá investir em média R$ 250 milhões e gerará três mil empregos, diretos e indiretos. Que a perspectiva da empresa é movimentar toda a cadeia produtiva (seja ela agropecuária e/ou agroindustrial). Quando a empresa estiver em operação, a mesma irá envolver diversos setores do cenário local (instituições de ensino de nível superior, comércio da cidade, zona rural, etc), que poderá usufruir dos benefícios de uma energia limpa. Também foi categórico em afirmar que os motivos decisivos para a escolha de instalação da empresa em Jataí foram: índice de irradiação solar, alinhamento e harmonia nos ideais dos poderes Executivo e Legislativo, a geração de mão-de-obra qualificada, capacidade intelectual devido as universidades UFG, UEG, IFG e a demanda reprimida por fontes alternativas de energia, principalmente no agronegócio. Finalmente, afirmou que a empresa deseja estabelecer parcerias junto à UFG/Regional Jataí, para o desenvolvimento de pesquisas e geração de novas tecnologias envolvendo a aplicabilidade da energia solar e renovável em todos os setores e em especial no grande potencial da região que é o agronegócio.
Assim, futuros encontros junto à UFG/Regional Jataí, já foram firmados para que pesquisadores e a empresa proponham idéias de projetos de pesquisa nesta área.
Estaremos divulgando novo encontro assim que agendado pela empresa.
Visita Solis Solutions 1

Visita Solis Solutions 2