Startup

Startups

"Estudo aponta vantagens para startups que estão em incubadoras"

Estar no ambiente de uma incubadora pode ser muito proveitoso para uma startup dentro de uma universidade. É isso que aponta o estudo A Importância da Comunicação e do Relacionamento Compartilhado para Startups em Ambientes de Inovação, realizado por Leila Gasparindo, especialista em comunicação que há mais de 10 anos atua na comunicação da incubadora Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), localizado na Universidade de São Paulo. O levantamento aponta que 51% das startups mostraram que as parcerias realizadas geraram resultado. Deste total, 41,3% indicaram aproximação com investidores, 30% afirmaram que houve geração de negócios e acesso a laboratórios de pesquisa e 28,8% apontaram o contato mais próximo com a imprensa. Para realizar a pesquisa, Leila conversou com empreendedores de 88 das 130 empresas que integravam o Cietec no ano passado.

“Por ter acesso a diversos stakeholders (imprensa, governo, agências de fomento), a empresa acaba ganhando relacionamentos compartilhados que não teria se tivesse se desenvolvido fora deste ambiente”, diz a pesquisadora. Além disso, a startup consegue formar parcerias com as outras empresas que integram a mesma incubadora, desenvolvendo novos projetos. “A incubadora proporciona oportunidade de não só a inovação, como acelera o desenvolvimento dessa empresa. Muitas empresas acreditam que o processo seria muito mais difícil e lento, se estivessem sozinhas no mercado”, afirma.

O estudo ainda avaliou as atividades de comunicação e o relacionamento público dentro da incubadora. De acordo com Leila, a política que existe nas incubadoras brasileiras é mais focada na área de marketing do que no campo de relações públicas – o que acaba centralizando a gestão e definindo parâmetros gerais.

Fonte: http://revistapegn.globo.com

Categorias: Destaques