Programa Infra

Mais investimentos para Infraestrutura de pesquisa

Prof. Américo Nunes (Reitor pro tempore da UFJ) participa de reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação que anunciou mais de R$ 1 bilhão para infraestrutura de pesquisa.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou de uma reunião, em 14/12/2023, no Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde anunciou o lançamento de programas, dentre eles o Pró-Infra, destinado à infraestrutura de pesquisa, com edital anual de R$ 1,2 bilhão. O reitor da UFJ Prof. Américo Nunes da Silveira Neto esteve na reunião.

Segundo informações publicadas no site da Andifes, a ministra destacou o Pró-Infra como “o mais robusto programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)”. Ela relatou que, por meio dele, foram estabelecidos quatro eixos estratégicos traduzidos em dez programas. O primeiro será para recuperação e expansão da infraestrutura das universidades e institutos federais de pesquisa brasileiros.

O programa destinará R$ 500 milhões para um edital relacionado à “Expansão e desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa”; R$ 200 milhões para outro edital referente à “Recuperação e atualização de infraestrutura de pesquisa” e mais um de R$ 500 milhões, a serem investidos em “Centros temáticos em áreas prioritárias e estratégicas (transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa)”. Os detalhes estão no link: site da Andifes.

Programa Infra

Reitor pro tempore da UFJ, Prof. Américo Nunes, demais Reitores das supernovas com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na reunião do Conselho Pleno da Andifes, que ocorreu em 14/12/2023, onde houve o anúncio dos programas, dentre os quais, destacou o Pró-Infra, destinado à infraestrutura de pesquisa, com edital anual no valor de R$ 1,2 bilhão.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Lançamento Programa Pró-Infra 718 Kb 2d9b55dce09b589f990bce2de828ff86