Informe_Banner

Estudante do curso de Física Karla Suélita da Silva Paula, que já havia publicado outro trabalho internacional Qualis A1, publicou outro na revista Advances in Space Research

A estudante do curso de Física Karla Suélita da Silva Paula, que já havia publicado outro trabalho internacional Qualis A1, publicou outro na revista Advances in Space Research:

Multifractality Observed in the Virtual Height Layer Ionosphere at Jatai, Brazil

A ionosfera terrestre é uma importante camada da atmosfera onde sistemas de comunicação de longo alcance operam e também para a manutenção do sistema de distribuição de energia elétrica em todo o planeta. Neste estudo a estudante analisou 1 ano de dados obtidos pelo equipamento Ionossonda, instalado na UFJ, para estudar as propriedades desta camada quando da ocorrência de distúrbios solares, como solar flares. A discente demonstrou que esta camada atmosférica tem propriedades multifractais, o que significa que choques de eventos solares nesta provoca uma dissipação de energia mais rápida do que normalmente ocorre, levando o sistema ionosférico ao retorno ao estado básico o mais breve possível. A consequência disso é o retorno rápido de sistemas de comunicação e segurança ao sistema elétrico de distribuição de energia.

Para maiores informações consulte o trabalho em: https://authors.elsevier.com/sd/article/S0273-1177(23)00107-2

WhatsApp Image 2023-02-10 at 10.06.43.jpeg

Estudante: Karla Suélita da Silva Paula.