Informe_Banner

SBPC divulga vencedoras do 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anuncia as vencedoras da 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.

Nesta edição, a premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91).

Uma comissão julgadora escolheu nove vencedoras, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação. Também foram concedidas nove menções honrosas, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação.

Na área de Humanidades as vencedoras são Alessandra Stefanello, graduanda de Letras na Universidade Federal de Santa Maria pelo trabalho “Um outro olhar para a língua: a posse da terra e o direito à propriedade”; e Denise Barrozo de Paula, graduanda de Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, pelo projeto “Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro a cor da ternura de Geni Guimarães”. As estudantes Laura Gabriella Muniz da Silva, graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o projeto “Transformando vítimas em protagonistas: a pedagogia de Paulo Freire na educação em direitos humanos”; e Vanessa Nogueira Matos, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), com o trabalho “A infância em diário de Bitita: o memorialismo poético de Carolina Maria de Jesus”, receberam menção honrosa. Vanessa é Estudante do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da UFJ, orientada pela Profa. pela Profa. Elisângela Silva Santos.

Fonte: Portal Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Estudante Vanessa.jpegElisangela orientadora.jpeg