11 de fevereiro é o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
Comemora-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. As Nações Unidas, ao instituir a presente data, objetivou dar maior acesso e participação igualitária das mulheres nessa área, pois, acredita que o dueto igualdade de gênero e ciência são imprescindíveis para que as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável sejam atingidas.
Hoje, apenas 30% dos pesquisadores são mulheres. E isso é em nível mundial! Todavia, apesar de mulheres e meninas ainda serem excluídas da participação integral na ciência, há um esforço conjunto para que essa realidade seja mudada, de forma que a igualdade de gêneros possa promover a excelência científica e tecnológica.
De acordo com a UNESCO, “nos próximos anos, a pesquisa científica vai desempenhar um papel fundamental no monitoramento de tendências relevantes em áreas como segurança alimentar, saúde, água e saneamento, energia, gerenciamento de ecossistemas oceânicos e terrestres e alterações atmosféricas. As mulheres vão desempenhar um papel essencial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao ajudar a identificar problemas globais e encontrar soluções”.
A MULHER NA PESQUISA NA UFJ
Sobre a participação das mulheres e meninas na Ciência, a Vice-Reitora da UFJ, professora Giulena Rosa Leite, foi enfática. Segundo ela, “a mulher pode ser o que quiser! E cabe a nós, educadoras e educadores, que estamos dentro de uma instituição em que as pesquisas são de excelência, promover a igualdade de participação das mulheres, quebrando paradigmas e mostrando a mulheres e meninas que elas precisam acreditar em seu potencial e, mais do que isso, ocupar seu lugar, seja dentro da ciência, seja na sociedade”.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UFJ, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, homenageando as cientistas dessa Instituição, está com programação entre 10 a 14 de fevereiro, em que representantes das Unidades Acadêmicas terão sua trajetória acadêmico-profissional divulgada nos meios de comunicação de Jataí.
O objetivo desta ação, segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFJ, professor Simério Carlos Silva Cruz, “é fazer com que a comunidade conheça melhor o trabalho desenvolvido por nossas docentes e estudantes, dentro e fora da UFJ, pois, várias são as ações voltadas à comunidade externa”.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UFJ, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, vem prestar uma simples homenagem às professoras e estudantes pesquisadoras da UFJ.
Desta forma, foi selecionada uma representante por unidade acadêmica para ter suas ações divulgadas nos meios de comunicação da região. O objetivo desta ação é fazer com que a comunidade conheça melhor o trabalho desenvolvido por nossas docentes e estudantes.
Fica a mensagem da PRPI para que todas as pesquisadoras da UFJ sintam-se homenageadas e reconhecidas pelo trabalho que vêm desenvolvendo.
Segue resumo da trajetória acadêmica das docentes homenageadas.
Unidade Acadêmica de Ciências Humanas e Letras
Renata Cristina de Sousa Nascimento é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participante do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED). Professora associada III na Universidade Federal de Jataí (UFJ), na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go). Coordenadora do Grupo de Estudos Ibéricos (CNPQ). Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Oviedo (janeiro-2019). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade do Porto (dez./2015-2016) e na Universidade Federal do Paraná (2012). É coautora de “A Visibilidade do Sagrado: Relíquias Cristãs na Idade Média” (COSTA, Paula. P. & NASCIMENTO, Renata. C.S. Prismas, 2017), e Peregrinos e Peregrinação na Idade Média (FRANÇA, Susani. L & LIMA, Marcelo. P. NASCIMENTO, Renata.C. S. Vozes, 2017). Co- organizadora de Ensaios de História Medieval. Temas que se renovam (CRV, 2019). Cultura Política e Poder na Idade Média (Multifoco, 2018); Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade (Alameda, 2017); Entre Europa, África e América: Mundos ibéricos no Atlântico-Sul (Luminária, 2017); A Idade Média; entre a história e a historiografia (Ed. da Puc- Go, 2012), Uma corte européia nos trópicos & outros ensaios (Ed. da Puc-Go, 2010); e Historiar: interpretar objetos da cultura (UFU, 2009). Pesquisa temas relacionados à religiosidade medieval: Relíquias- Santidade- Peregrinações. |
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas
Ariadne de Andrade Costa possui Bacharelado em Física Biológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Licenciatura em Física pela Universidade de Franca, Especialização em Ciências Forenses pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Especialização em Criminal Profiling pelo IPEBJ, unidade da Faculdade Casa Branca, e Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pelo Neuromat, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP em Neurociências e Matemática, realizou Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Department of Psychological and Brain Sciences da Indiana University (IU) nos Estados Unidos. Atuou como Coordenadora do curso de Especialização em Criminal Profiling, Assessora da Direção e Diretora Acadêmica no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ), em Ribeirão Preto-SP. Atualmente é Professora Adjunta A do curso de Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Atualmente é também Pesquisadora Associada do NeuroMat. Suas linhas de pesquisa principais são: Sistemas Complexos (atuando especialmente nas temáticas de neurociência computacional, modelagem comportamental de roedores, criticalidade auto-organizada) e Criminologia. Desde 2013 é Editora-chefe do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics (BJFS). |
Unidade Acadêmica de Ciências Sociais e Aplicadas
Liliane Vieira Martins Leal possui graduação em Direito Fundação do Ensino Superior de Rio Verde, hoje, Universidade de Rio Verde. A atuação pedagógica dos professores, bem como as técnicas e metodologias desenvolvidas pelos mestres e doutores foram instrumentos motivadores para despertar o gosto pela docência. Pós-graduada em Direito Constitucional; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Ciências Ambientais, também pela Universidade Federal de Goiás. Docente no curso de direito da Universidade Federal de Jataí desde 2009. Dentre as experiências acadêmicas e profissionais atuais da docente, destacam-se:
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Carla Benitez Martins possui graduação em direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2018), na Linha de pesquisa em Direitos Humanos, Diferença e Violência. Atualmente é Secretária Nacional do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais e professora efetiva da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, movimentos sociais, criminologia crítica, justiça juvenil, direito processual penal e direitos humanos.
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Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias
Danielle Fabíola Pereira da Silva - Engenheira Agrônoma (Universidade Estadual de Montes Claros), Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí no curso de Agronomia e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Durante a vida acadêmica profissional trabalhou em alguns projetos de pesquisa, extensão e ensino, todos voltados para a fruticultura, o que gerou a publicação artigos científicos, capítulos de livro, textos em jornal de notícia, trabalhos completos, resumos simples e expandidos publicados em anais de congresso. Ministrou vários minicursos de extensão em eventos de extensão em alguns eventos no país. Foi finalista do II Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura na categoria Doutorado e teve artigo publicado como capa do periódico Agronomía - Colombia. Professora homenageada pelos formandos da XVIII turma dos formandos em Agronomia da Universidade Federal de Goiás, bem como Professora eleita entre seus pares para ministrar a aula da saudade no segundo semestre de 2017 para os formandos em Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora Melhorista Coautora de seis cultivares de pessegueiro registradas no Registro Nacional de Cultivares. Atua em quatro grupos de Pesquisas registrados no CNPq, sendo dois grupos na Universidade Federal de Goiás e dois grupos na Universidade Federal de Viçosa. Orientada de Estudantes de Mestrado no PPGA-UFJ, Coorientadora de estudante de Doutorado no IF-Goiano e na Universidade de Caldas, Colômbia. Orientadora de estudantes de Iniciação Científica e Extensão, estudantes em Conclusão de Curso, estudantes em atividades extracurriculares e Monitoria, contribuindo assim com a formação de recursos humanos. Participou de várias bancas de defesa (mestrado, doutorado e qualificações) em algumas instituições do Brasil. Faz parte do Corpo Editorial das Revistas: Ceres, Comunicata Scientiae e Brasileira de Fruticultura. |
Unidade Acadêmica de Educação
Elisângela da Silva Santos é professora de Sociologia e Fundamentos da Unidade Acadêmica Especial de Educação da Universidade Federal de Jataí. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/FFC-Marília. Realizou pesquisas em universidades e arquivos no Uruguai e na Espanha. Atualmente desenvolve projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre os seguintes temas: Sociologia da Infância, Sociologia da Educação, Sociologia da Cultura, Pensamento Social Latino-Americano e Literatura. É autora do livro Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da nação (Editora Unesp, 2012), além de diferentes artigos publicados em periódicos especializados e capítulos de livro. | |
Elizabeth Gottschalg Raimann possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.
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Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
Levi Carina Terribile Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília e pela Universidad de Alcalá de Henares – Espanha (2009). Atualmente é professora (nível Associada) do Instituto de Ciências Biológicas da UFJ e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UFG e Biodiversidade e Conservação do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ecologia e Macroecologia, visando entender os fatores que explicam o padrão atual de distribuição da biodiversidade no planeta, quais os impactos da ação antrópica sobre a biodiversidade, e como as mudanças climáticas podem afetar a distribuição dos organismos. Possui mais de 60 trabalhos publicados, incluindo artigos em revistas internacionais, livros e capítulos de livros, e orientou mais de 20 alunos, em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos 10 anos. Coordena diversos projetos de pesquisa com financiamento aprovados pelas agências CNPq e FAPEG, incluindo o Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (FAPEG), e foi responsável por coordenar e aprovar projetos institucionais para a melhoria da infraestrutura de pesquisa da UFJ por meio de editais da agência pública de financiamento de pesquisa e inovação - FINEP. É pesquisadora integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade – INCT EECBio. |
Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos
Suzana Ribeiro Lima Oliveira possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí(1998) e graduação em Normal Superior pela Faculdade Albert Einstein (2006); Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luiz (2000) e Supervisão Escolar pela Faculdade Albert Einstein (2006); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí (2012); Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Goiânia (2016). Atuou como professora da rede pública de ensino do Estado de Goiás por treze anos (1999-2012) e da rede pública municipal de Jataí por 12 anos (2000-2012). Participa do NEPEG - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, gestão escolar, ensino de Geografia, formação de professores em Geografia e identidade(s) docente(s) geográfica(s). | |
Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde | |
Edlaine Faria de Moura Villela é docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, atuando no ensino de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Comunicação em Saúde, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística. Pós-Doutora em Avaliação de Políticas de Saúde Pública pelo Instituto de Salud Carlos III, Madrid/Espanha e Pós-Doutora em Educação Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública-USP/SP e Mestre em Saúde Pública pela mesma instituição. Especialista em: Docência no Ensino em Saúde pelo Einstein; Educação para Profissionais da Área de Saúde pelo FAIMER; Epidemiologia para Gestores pela Johns Hopkins/Ministério da Saúde; Divulgação científica em Saúde pela Unicamp; Saúde Ambiental pela FSP/USP. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP de Jaboticabal e em Ciência da Informação pela USP/RP. Pesquisadora Visitante no National Board of Medical Examiners (NBME), Filadélfia/EUA. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Ensino na Saúde da UFG/Goiânia. Líder do grupo de pesquisa Epidemiologia e Saúde Coletiva – EPICOL/CNPQ e idealizadora do Núcleo de Inovação e Colaboração para o Ensino – NICE/UFJ. Coordenadora do Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde – EpiServ/UFJ. Atuou como Coordenadora Pedagógica em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem em Saúde na UFJ. Formação em Liderança de Grupos Balint, atuando como tutora de grupos na UFJ. Atuou como Consultora OPAS, no Centro de Informações Estratégicas e resposta em Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde/Brasília, com enfoque na Gestão da Informação e Comunicação em Saúde. Quatro livros publicados, sendo dois na área de Saúde Coletiva/Epidemiologia e dois na área de Comunicação em saúde. |
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