FAPEG

Reunião Mini Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação com Presidente da FAPEG Robson Domingos Vieira

 

Nesta terça-feira, 16 de abril, a Universidade Federal de Jataí recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) para apresentar a instituição e conhecer as ações propostas pela nova gestão da Fundação.

O presidente da FAPEG reuniu-se com os Coordenadores de pesquisa e de Pós-graduação, entre as 14:00hs e 15:40hs na Sala Multiuso da Biblioteca Flor do Cerrado. Segue  abaixo a memoria da reunião. Os representantes de cada unidade, que estavam presentes, poderão detalhar as informações. 

 

1) Lançamento de Edital denominado Centelha, em parceria com a FINEP, cujo objetivo é apoiar a criação de novos modelos de negócios (empreendimentos de base tecnológica). 

2) Lançamento de Edital para realização de eventos será lançado em breve, mas poderá ocorrer alterações na forma de distribuição e prestação de contas. 

3) Lançamento de Edital de cooperação internacional será lançado em breve.

4) Lançamento de Edital de bolsas de pesquisa (pós-graduação). O mesmo poderá sofrer alterações. Por exemplo, as bolsas poderão ser distribuídas por região (40% Goiânia e região metropolitana) e 60% interior de Goiás. Futuramente as bolsas serão vinculadas a projetos e não mais de forma isolada.

5) Criação de polos da Embrapi no Estado de Goiás. Atualmente, está sendo prospectado o perfil de cada região. A instituição poderá concorrer (futuro edital) para instalação de um polo Embrapi, no interior de Goiás. Este polo será associado a Instituições de Ensino Superior  (IES) com Centros de Excelência.

6) Lançamento de editais específicos sendo priorizadas áreas da Saúde, Educação e Segurança.

7)  Mapeamento de demandas da instituição, que sejam alinhadas com as atribuições da FAPEG, para inserção em futuros editais.

8) Regularização dos pagamentos das bolsas referentes a 2019 deverá ocorrer até o final deste mês.

9) A instituição poderá apresentar projeto interdisciplinar com alto impacto científico e tecnológico, ciência básica e aplicada, até o dia 15 de maio de 2018. Os resultados deverão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. A tendência seria acabar com editais para atender os pesquisadores de forma individualizada. Foi proposto uma organização de uma equipe para confeccionar a proposta que permita tornar Instituição um centro de excelência na temática que for definida.

10) Possibilidade de criação de bolsas de produtividade.

11) Serão desenvolvidas ações para melhorar a visibilidade dos resultados gerados com o Fomento da FAPEG. Há proposta de uma revista, vídeos de curta duração dentre outros instrumentos.

12) Oportunizar a representação da Instituição no Conselho da FAPEG. Atualmente a UFG possui o direito a dois assentos, que são ocupados pelos pró-reitores de Pesquisa & Inovação e Pós-graduação.

13) O Presidente da FAPEG irá dedicar-se ao máximo, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, do Governo do Estado de Goiás (SED), para possibilitar a liberação do recurso financeiro, aprovado na chamada pública, n°10/2017, de Apoio à Estruturação de Parques Tecnológicos – FAPEG/SED. Recurso este que será utilizado na implantação da 1° estrutura física do JataíTech. 

 

Após a reunião o presidente da FAPEG visitou alguns laboratórios de pesquisa no Campus.

DSC09899

Reunião com gestores da Regional Jataí 

DSC09921

Reunião com membros da Câmara de Pesquisa

 

DSC09948

Pesquisadores da UFJ apresentaram as potencialidades da instituição ao presidente da FAPEG

Categorias: notícias