Dia_C_da_CiênciaCAPA-NOT

Dia "C" da Ciência em Jataí

Ações promovidas pela COPI e Bolsistas Pesquisadores.

FEIRA DE CIÊNCIAS:

As atividades do Dia C da Ciência realizado no dia 17 de outubro de 2018 foram promovidas por diversas unidades acadêmicas da Regional Jataí/UFG, e foram realizadas em 3 lugares estratégicos, envolvendo públicos diferentes: Crianças e Adolescentes (Campus Riachuelo), comunidade em geral (praça Tenente Diomar Menezes) e comunidade científica (Campus Jatobá).

Na Feira de Ciências, uma das atividades promovida no Dia C da Ciência, no Campus Riachuelo recebemos a visita de diversas escolas: Escola Municipal João Justino de Oliveira (Caic), Escola Municipal Isaías, Pitágoras, Cesut, Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho,  e comunidade em geral.
Na feira foram montados 13 estandes, representando a pesquisa e ciência desenvolvida na universidade, além do Planetário, envolvendo as áreas de Física, Química, Matemática, Biologia, Medicina Veterinária, Computação e Robótica e Geografia.

Totalizando aproximadamente 500 crianças e 100 adultos que puderam conhecer parte do conhecimento científico gerado nas instituições do ensino superior do município.

DSC06739      DSC06779    DSC06753WhatsApp Image 2018-10-23 at 11.06.49(1) WhatsApp Image 2018-10-22 at 10.14.49

UFJ NA PRAÇA:
As atividades promovidas na praça Tenente Diomar Menezes abrangeram a divulgação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na UFJ, como também ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças. Houve a participação dos cursos de Biomedicina, Enfermagem (incluindo o PET), Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária, e o curso de Biologia distribuiu mudas de caju do cerrado para a comunidade. A atividade também contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento que ofertou testes de sífilis e HIV e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica com orientações diversas e vacinação.  Ao longo do dia, estima-se que cerca de 150 pessoas foram atendidas pelos cursos participantes no evento.
WhatsApp Image 2018-10-22 at 13.26.29 WhatsApp Image 2018-10-23 at 11.19.23 WhatsApp Image 2018-10-22 at 10.14.58  WhatsApp Image 2017-10-25 at 11.51.29
WORKSHOP:

Docentes e estudantes de Pós-graduação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) participaram, na quarta-feira (17/10), do workshop “A Ciências Na UFJ: Perspectivas para o futuro". O evento foi realizado pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPI) da UFJ no campus Jatobá da UFJ, em Jataí (GO). O Workshop foi uma das atividades do Dia C da Ciência, evento nacional de conscientização da comunidade sobre a importância das pesquisas científicas.

Por meio de seminários, os participantes puderam conhecer a estrutura e as potencialidades da UFJ para a realização de projetos científicos. Durante a abertura do workshop, o prof. Dr. Edésio Fialho dos Reis, apresentou o projeto inicial do prédio Multiusuário da UFJ, que em breve deverá ser inaugurado, e destacou a necessidade de criar e normatizar a política de laboratórios multiusuários da instituição.

No segundo momento do Workshop, os professores: Dr. Antônio Paulino da Costa Netto, Dr. Douglas Silva Machado, Dr. Franscimário Ferreira dos Santos e o técnico Darlan Marques apresentaram diversos equipamentos de grande porte disponíveis na instituição para a execução de projetos de pesquisa. O evento contou ainda com a participação dos professores Dr. Marcos Moreli e Dra. Michele Sacardo que apresentaram os subprojetos da proposta da UFJ submetida ao edital FINEP 2018.

WORK SHOP 1                    WORK SHOP 2