Notícia01

Professores da REJ tornam-se pesquisadores do CNPQ

Cinco docentes foram contemplados com bolsas de produtividade

      É com grande satisfação que comunicamos a todos que os professores Dr. Igo Gomes Guimarães, Dr. Edésio Fialho dos Reis, Mauricio José Alves Bolzam, Frederico Augusto Guimarães e José Benedito Guimarães foram contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Toda a comunidade acadêmica, e em especial a Direção da Regional Jataí e Coordenação de Pesquisa e Inovação, parabenizam os docentes pela conquista, reflexo de seu empenho e dedicação ás atividades de pesquisa.

Confira os projetos e o currículo dos pesquisadores contemplados:

 

Professor Edésio Fialho dos Reis -Projeto "Pré-melhoramento da gabirobeira: Estimativas de parâmetros genéticos e avaliação de progênies de florescimento precoce"

A expansão da fronteira agrícola tem colocado em risco a variabilidade de várias espécies de ocorrência no Bioma Cerrado, até mesmo aquelas em que pouco ou nenhum conhecimento foi ainda adquirido em relação a sua domesticação e/ou adequação ao sistema produtivo. Várias dessas espécies, importantes regionalmente, apresentam pouco ou nenhum estudo relativo à sua variabilidade, conservação, propagação e uso no sistema produtivo. Neste contexto foi apresentado o projeto "Pré-melhoramento da gabirobeira: Estimativas de parâmetros genéticos e avaliação de progênies de florescimento precoce" que temcomo objetivo principal caracterizar morfologicamente e geneticamente matrizes e progênies da coleção de germoplasma de Campomanesia spp da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, estimar parâmetros genéticos para auxiliar no processo seletivo e avaliar exigências nutricionais para manejo agronômico com vistas ao sistema produtivo.


Edésio.prof.

O Prof. Edésio, atualmente, é lotado na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas da Regional Jataí e é coordenador das estruturas que envolve recursos genéticos vegetais, contando com laboratório, área de campo para geração e avaliação de progênies e estrutura de propagação com casas de vegetação, câmara fria e seca. È líder do grupo de pesquisa do CNPq “Avaliação fisiológica e genética de plantas de interesse econômico no cerrado”, supervisiona 1 bolsista PNPD e orienta 2 alunos de doutorado (PGMP/EA/UFG), 5 de mestrado (PPGA/REJ) e 4 iniciação científica. Orientou ou co-orientou 25 dissertações de mestrado, sendo mais de 10 desenvolvidas na coleção de plantas nativas foco da proposta apresentada ao CNPq. A área principal de atuação do docente é melhoramento vegetal com foco em pré-melhoramento e conservação de recursos genéticos de plantas nativas do cerrado e melhoramento genético do milho.

 

Professor Igo Gomes Guimarães - Projeto "Status nutricional da taurina em espécies brasileiras de importância para aquicultura"

O projeto que foi contemplado com a bolsa de produtividade é intitulado "Status nutricional da taurina em espécies brasileiras de importância para aquicultura”, no qual o objetivo principal é determinar a importância deste nutriente para as principais espécies cultivadas utilizando como ferramenta o metabolismo e a fisiologia. O projeto conta com a colaboração de pesquisadores noruegueses do National Institute of Nutrition and Seafood Research.

 

igo.gomes

O Prof. Igo, atualmente, é o coordenador do Laboratório de Pesquisa em Aquicultura - LAPAQ da Regional de Jataí e líder do grupo de pesquisa do CNPq “Produção de Peixes Tropicais no Cerrado”, e conta com uma equipe de 1 pesquisadora DCR, 3 alunos de doutorado, 2 de mestrado e 2 iniciação científica os quais são ligados ao programa de Pós-graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG-Campus Goiânia. Sua área principal de atuação é Nutrição de Peixes Tropicais, focando seus estudos sobre os efeitos dos nutrientes no metabolismo e fisiologia dos peixes, assim como interrelação da Nutrição e resposta imune das espécies de peixes convencionalmente cultivadas no Brasil.

 

Professor Frederico Augusto Guimarães - Projeto "Inventários e ecologia da biota em formações savânicas e florestais do Cerrado em Goiás: novas áreas para conservação e manejo de ecossistemas"

A proposta se insere no programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) gerido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) há mais de 10 anos, e tem o aporte financeiro da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás). O foco do estudo são áreas com vegetação natural, denominados sítios de pesquisa, no sul e sudoeste do estado de Goiás, região de intenso uso do solo. A região apresenta relevância no que se refere aos mananciais hídricos, além de manejo e conservação da biodiversidade, baseado em critérios de vulnerabilidade e insubstituibilidade. Propomos inventariar, monitorar e gerar um banco de dados sobre flora e fauna, e estudar a interação entre espécies e o ambiente nesses sítios.

 

Frederico

Frederico é Doutor em Biologia Vegetal e professor Associado da UFG (Regional Jataí) há dez anos. Atua nos Programas de Pós Graduação em Geografia (UFG-Jataí) e em Ecologia e Conservação (UNEMAT-Nova Xavantina). A equipe do PELD - Jataí conta com a participação de vários professores de diversas Instituições com formação nas áreas de ciências da vida, além de bolsistas de pós-doutorado, mestrado e iniciação científica. Ao todo são mais de 20 pesquisadores envolvidos na proposta. Frederico é coordenador geral do PELD - Jataí e tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em florística, fitossociologia e dinâmica de vegetação, atuando principalmente nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

 

Professor Mauricio José Alves Bolzam - Projeto “Caracterização de Estatísticas Universais em Séries Geofísicas

 

O projeto que foi contemplado com mais uma renovação da bolsa de produtividade (desde 2006) visa a compreensão de como tempestades solares podem afetar não somente a biomassa terrestre mas, principalmente, os mecanismos atuais de comunicação via satelites e aumento de casos de doenças de pele relacionadas a exposição prolongada. Para tal objetivo é necessário estudar aspectos não lineares de séries geofísicas, baseados na abordagem multifractal, estatística e coerência de fase por Transformada em Ondeleta (ferramenta matemática robusta para tais séries), durante o período denominado de fase descendente do ciclo de atividade solar, ou seja, de 2012 a 2017. Além disso, o uso de séries temporais do campo magnético obtido no municipio de Jataí dentro do campus da UFG desta cidade, em consonância com demais municipios do sistema EMBRACE-INPE (acesse o seguinte site e veja a contribuição de Jataí para o programa internacional de estudos do Sol e do campo geomagnético http://www2.inpe.br/climaespacial/portal/variacao-de-h/), permite estudar a vulnerabilidade do campo magnético nesta região do planeta, chamada de Anomalia Geomagnetica do Atlântico Sul. Esta proposta será auxiliada através do estudo, análise e possivelmente a modelagem de sinais complexos através do desenvolvimento, implementação e aplicação de técnicas computacionais de análise e processamento de dados.

 

 maurício

 

O Prof. Bolzan é professor de Física da UFG, regional de Jataí e está sendo o pioneiro no centro-oeste do país em estudos geofísicos como a nucleação desta área em Jataí. Também foi o primeiro autor de uma tese em meteorologia do Pantanal Matogrossense quando de seu mestrado (1998) em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos. Já orientou diversos alunos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), 7 alunos de Iniciação Científica (IC), 3 alunos de mestrado e já foi co-orientador de dois alunos de doutorado, sendo um pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e um pelo INPE.

 

Prof. José Benedito Guimarães Junior  - Projeto "Potencial de aproveitamento de resíduo de soja para produção de painéis minerais e MDP (Medium Density Particleboard)"

 

O projeto que foi contemplado com a bolsa de produtividade é intitulado “Potencial de aproveitamento de resíduo de soja para produção de painéis minerais e MDP (Medium Density Particleboard)”, no qual o objetivo é o de verificar o potencial de aproveitamento de resíduo da cultura da soja para produção materiais compósitos de maior valor agregado. O projeto conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Prof. José

 

O Prof. José Benedito, atualmente, é o coordenador do Laboratório Produtos Florestais - da Regional de Jataí, e conta com uma equipe de 2 de mestrado e 4 iniciação científica e 1 bolsista de inovação tecnológica; os quais são ligados ao programa de Pós-graduação em Agronomia, da Regional Jataí. Sua área principal de atuação é chapas de composição, compósitos lignocelúlósicos, caracterização e aproveitamento de resíduos e biomassa ligonocelulósicas.

 

 

Fonte: COPI

Categorias: Notícias