abc

Dia C da Ciência

A Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, por intermédio da Coordenação de Pesquisa e Inovação divulga a todos a realização do Dia C da Ciência, evento a ser realizado no formato de feira de ciências, no pátio do Campus Jatobá, e no Lago Diacuí, para exposição do conhecimento científico produzido pela universidade à comunidade de Jataí, .

O projeto conta com a participação/colaboração de 42 professores, todos doutores; docentes com ampla experiencia na área da saúde, ciências exatas, agrárias e biológicas; além de Técnicos, alunos de Pós-Graduação e Graduação. Será um trabalho em conjunto, com duração de 4 dias, envolvendo a comunidade acadêmica e a população, de modo a destacar a importância do conhecimento científico. A maioria da equipe já trabalhou nas duas primeiras edições do evento.

O QUE É O DIA C DA CIÊNCIA? Uma iniciativa das universidades e dos centros e institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa para sensibilizar e informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico brasileiro.

COMO SERÁ O EVENTO? Nos dias 20, 23, 24 e 25 de outubro, domingo, quarta, quinta e sexta-feira, acompanhando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Espaço das Profissões da UFG. O evento será no Lago Diacuí, dia 20, das 14:00h às 18:00h e no Campus Jatobá, das 08:00 horas às 17:00 horas (08:00h às 16:00h na sexta-feira).

POR QUE O DIA C DA CIÊNCIA É IMPORTANTE? As instituições de ensino superiores brasileiras desenvolvem poucas iniciativas institucionais de divulgação científica que, por sua vez, tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico. Esse processo de popularização da ciência busca incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho. No país como um todo, a divulgação científica por meio da mídia e de outros instrumentos ainda é pouco eficiente.

A sobrevivência do modelo de ensino público de qualidade e gratuito e manutenção do financiamento público do Sistema de CT&I, da forma com que conhecemos, encontra-se fortemente ameaçada, de modo que a conscientização e o apoio da sociedade serão decisivos para a manutenção desse modelo.

QUAL O RESULTADO ESPERADO? Espera-se realizar no país inteiro um enorme movimento de divulgação da ciência que é produzida nas instituições de ensino superior e pesquisa e, com esse movimento, além de ocupar os espaços da mídia nacional, conseguir projeção internacional.

Busca-se essencialmente sensibilizar e informar a sociedade sobre o conhecimento gerado pelas instituições de ensino superior e pesquisa do país.

O QUE TERÁ NA FEIRA?

Durante os 4 dias do evento serão expostos 12 projetos, explorando diversas áreas do conhecimento.

No dia 20 de outubro estarão no Lago Diacuí os projetos:

• Liga Acadêmica de Análises Clínicas - LIAC
  • Saúde na Praça
  • PET-Interprofissionalidade Jataí - Integrando profissões ampliando a formação em saúde

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro estarão expostos no Campus Jatobá, na área próxima ao estacionamento da Central de Aulas I, os seguintes projetos:

• Ensinando além da vida
  • Zebrafish: como pode um peixinho salvar vidas?
  • Botânica no seu cotidiano
  • Instrumentos de monitoramento ambiental com Arduino