A ciência da linguagem para a democracia

: Auditório da Direção-Jatobá

: Regional

: 14 Novembro 2019 às 15:30

A Coordenação de Pesquisa e Inovação no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação convida a todos para a palestra A ciência da linguagem para a democracia.

Palestrante:
Rodrigo Mesquita

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela mesma universidade em 2009 e 2015, respectivamente. Atuou como professor substituto na Faculdade de Letras e na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (2013-14) e na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2015) Campus de Nova Xavantina. Atuou ainda (2015-18) como professor Adjunto no curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Roraima, onde permanece como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFRR) e pesquisador associado ao Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA). Atualmente, atua como professor Adjunto na Universidade Federal de Jataí (UFJ). É integrante do Grupo de Educação e Línguas Indígenas da UFG e do LaPLOS - Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e Sinalizadas da UFRR. Lidera o grupo Povos, Línguas e Educação Indígena (PLEI), também da UFRR. Coordena os projetos "Mapeamento sociolinguístico para promoção da conscientização e autonomia linguística e sociocultural dos povos indígenas do estado de Roraima" e o "Projeto de Suporte Técnico-Pedagógico para Elaboração de PPP de Escolas Indígenas das TI Araweté e Kwatinemo". Suas pesquisa estão concentradas principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, análise sociolinguística, contato entre línguas, formação de professores de línguas, língua portuguesa, libras, língua akwe xerente, documentação, descrição e análise de línguas indígenas, educação indígena e fenômenos de contato: empréstimos linguísticos e code-switching.

Esta palestra será presencial e os participantes serão certificados.

Data:
Terça-feira, 14 de novembro de 2019.

Horário e Local:
Das 15h:30min às 17h:01min no Auditório da Direção, Campus Jatobá, Regional Jataí.

Inscrições:

• Gratuitas
  • Via plataforma Sympla
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Só receberão certificado os participantes que assistirem a palestra inteira e assinarem a lista de presença.